29 de ago de 2009



Credenciamento
Saguão do Auditório da FE - Av. da Universidade, 308, Bloco BAbertura/ConferênciasPAÇO DAS ARTES - Av. da Universidade, 1 (subsolo)
Simpósios
PAÇO DAS ARTES - Av. da Universidade, 1 (subsolo) AUDITÓRIO Escola de Aplicação (EA) - Av. da Universidade, 220 - Travessa Onze
Mesas Redondas
AUDITÓRIOSFaculdade de Educação (FE) - Av. da Universidade, 308, Bloco BEscola de Educação Física e Esporte (EEFE) - Av. Mello Moraes, 65Instituto Oceanográfico (IO) - Praça do Oceanográfico, 191Centro de Práticas Esportivas (CEPEUSP) - Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61Visitas CRECHES COSEAS/USPCreche Central - Av. da Universidade, 200Creche Oeste - Av. Almeida Prado, 1280Creche Saúde - Av. Dr. Arnaldo, 750Comunicações OraisFEUSP – SALAS - Av. da Universidade, 308, Bloco B (1º andar)IAG – SALAS - R. do Matão, 1226PainéisFEUSP – Saguões 1 e 2 - Av. da Universidade, 308, Bloco B (1º andar)Relação de distribuição de comunicações:http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/provis/copedi1.pdfRelação de distribuição de painéis:http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/provis/copedi2.pdfLista de trabalhos aceitos:http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/provis/Dez anos! Intensa efervescência dos Movimentos Sociais - Fóruns, MIEIB, Campanha - , da Sociedade Civil, do Poder Público e da Universidade. Embates e debates sobre educação, criança, criança pequena, cultura, linguagens, etnia, gênero, financiamento, formação de professores, espaço físico, o que trabalhar com as crianças, “confusão” entre o público e o privado. Acesso e facilidade na comunicação: Internet; sistemas tecnológicos; informatização. Quase uma década de novo milênio e o desencadeamento de propostas como cidades educadoras, reconhecimento das crianças como atores sociais, articulação entre provisão, proteção e participação, construção de novos paradigmas. O que tem significado a EI fazer parte da educação básica? O que se entende por qualidade? E por avaliação da qualidade? Pesquisa, avanços e retrocessos na área. As relações instáveis entre as concepções presentes na legislação e as práticas sociais envolvendo a infância.Promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96, que dispõe sobre os direitos das crianças à educação, das Diretrizes Curriculares Nacionais para EI, do Plano Nacional de Educação, mudanças na LDB, revisão das Diretrizes, produção acadêmica, produção regional via secretarias de educação.O Fórum Paulista de Educação Infantil - FPEI também comemora uma década na defesa dos direitos das crianças: seu acesso e usufruto a educação com qualidade. Durante esse período, o FPEI tem promovido encontros, debates e o COPEDI, que em sua quinta edição, pretende promover o debate público sobre as trajetórias das políticas públicas em vigor, a construção da profissionalidade docente, e as praticas educativas resultantes.EIXO 1 - Políticas públicas para a InfânciaEmenta A Educação Infantil, como primeira etapa da educação básica - em processo de integração das instituições de educação e cuidado das crianças pequenas – conclama esforços coletivos de profissionais da área que, comprometidos com a infância, buscam garantir os direitos fundamentais, próprios e inalienáveis da criança. Questões como: • Políticas de antecipação do ingresso da criança na escola; • Ausência de continuidade do processo educacional na educação de crianças de zero a dez anos; • Políticas de conveniamento ou a desresponsabilização do Estado com a educação das crianças de zero a três anos; • Acompanhamento, supervisão e regulação da qualidade da educação evidenciam as múltiplas dimensões do campo e as dificuldades em concretizar os avanços legais e para enfrentar as suas conseqüências polêmicas no que se refere a financiamento, regulamentação, atendimento à demanda, formação profissional, condições de trabalho, ambientes das instituições, participação das famílias, políticas de educação formal e não-formal. Nesta perspectiva, este eixo refere-se especialmente às experiências das gestões municipais, dos movimentos da sociedade civil (conselhos municipais e estaduais, fóruns, sindicatos, associações, ONGs) e das Universidades em torno dessas questões, assim como da articulação com os setores da assistência, saúde, cultura, urbanismo, entre outros, para que as políticas públicas voltadas para a infância possam, efetivamente, “pensar primeiro na criança”. EIXO 2 - Bases Epistemológicas para pensar os tempos, espaços, relações e atividades da InfânciaEmenta O grande desafio das Pedagogias da Infância é a interlocução entre as Ciências da Educação e as Artes, compreendendo os tempos, espaços, relações e atividades da infância no plano das fortes modificações sociais presentes na contemporaneidade. Os conhecimentos acumulados nos campos da Filosofia, Pedagogia, Psicologia, Antropologia, História, Sociologia, Arquitetura e Artes permitem construir novos paradigmas para a educação infantil. Neste eixo serão privilegiadas as produções que revelam e desvelam questões relativas às diferentes formas de vivência das infâncias nos ambientes educacionais coletivos (creches e pré-escolas), contemplando e contextualizando contribuições de precursores da educação infantil e pesquisadoras/es e teóricas/os contemporâneos. EIXO 3 - Identidades, Formações e Desenvolvimento das/os profissionais de Educação Infantil Ementa A identidade profissional dos adultos envolvidos com a educação infantil é construída na extensão de suas experiências ao longo da vida e pelas concepções e representações sobre a infância, a educação e as práticas institucionais. É revelada na pluralidade das identidades (de gênero, classe social, étnico-raciais etc) e se articula às propostas curriculares de formação inicial e continuada e com os processos de desenvolvimento profissional, tendo uma nova perspectiva de educação infantil que traduza vivências acumuladas e pesquisas realizadas que não antagonizem a cultura lúdica e as culturas da escrita.EIXO 4 - Práticas Pedagógicas, Culturas Infantis e Produção Cultural para criançasEmenta Este eixo pretende apresentar, problematizar e debater teorias e práticas pedagógicas que enfoquem a construção de Pedagogias da Infância e que contemplem as crianças e as professoras/es como protagonistas de uma relação educativa que envolve também as famílias, articulando-as à produção das diferentes linguagens e culturas tecidas pelas crianças. Pretende-se também destacar a variedade da produção cultural dirigida à Infância, revelando os contrastes presentes nas propostas pedagógicas, nas mídias e demais ações voltadas para as crianças. 3ª-f - 08/09/0914h30 - 16h - Credenciamento Auditório da FEUSP Processo Eleitoral: Inscrições de Chapas para Grupo Gestor Associação Amigos do Fórum Paulista de Educação Infantil (AAFPEI)Auditório da FEUSP 19h30 - Abertura solene Paço das Artes 20h - Conferência de Abertura: Educação Infantil: balanço de uma década de lutaTizuko Morchida Kishimoto (FEUSP) Paço das Artes4ª-f - 09/09/09 9h – 10h30 - Conferência Eixo 2Tempos, espaços, relações e atividades da InfânciaSandra Richter (Universidade de Santa Cruz/RS)Paço das Artes10h30 – 11h – Intervalo para Café11h – 12h30 – Simpósios1. Demanda em Educação InfantilRepresentante do Instituto Lidas SPRepresentante da SME SP (a confirmar)Auditório EA2. Creches na universidadeMaria Clotilde Magaldi - COSEAS Elisabeth Gelli Yazle - Creches da UNESP Paço das ArtesMesas Redondas1. Memória: Uma década de Políticas Públicas para a InfânciaVital Didonet (OMEP Brasil)Lisete Arelaro (FEUSP)Mediadora: Belmira Bueno (FEUSP)Auditório FE4. Memória: construção cultural para crianças e culturas produzidas por criançasSílvia Helena Vieira Cruz (UFCE)Maria Angela Francoio (MAC)Mediadora: Dislane Z. Moraes (FEUSP)Auditório IO 6. A criança e a cidadeFernanda Muller (UNIFESP)Márcia Gobbi (FEUSP)Mediadora: Célia Serrão (Universidade Mackenzie)Auditório EEF7. Relações étnico-raciais: construção de identidadesLucimar Rosa Dias (UFMS)Waldete Tristão (SME-SP)Ellen de Lima Souza (SME- São Carlos)Mediadora: Sonia Larrubia (SME-SP)Auditório CP12h30 – 14h30 - Intervalo para Almoço14h30-16h - Conferência Eixo 3 Identidades, Formações e Desenvolvimento das/os profissionais de Educação InfantilMônica Pinazza (FEUSP)Paço das Artes 16h – 16h30 – Intervalo para Café16h30 – 18h - Comunicações/Painéis/Vídeos18h – 19h30 – Intervalo para Jantar20h - Atividade cultural externa (passeio monitorado pela cidade, teatro...)5ª-f - 10/09/099h – 10h30 - Conferência Eixo 1Políticas públicas para a InfânciaMaria Malta Campos FCC/PUC SPPaço das Artes10h30 – 11h - Intervalo para Café11h – 12h30 - Simpósios 3. Propostas curriculares para a Educação InfânciaMaria Carmem Barbosa (UFRGS) Ligia Aquino (UERJ)Auditório EA4. Territórios da infância – educação infantil e ensino fundamentalSuely Mello (UNESP/Marilia)Catarina Moro (UFPR) Paço das ArtesMesas Redondas 2. Memória: uma década de debate epistemológico sobre a educação da infânciaSolange Jobim e Souza (PUCRJ) Miriam Celeste Martins (UNESP/Mackenzie)Mediadora: Maria Aparecida Mello (UFSCar)Auditório EEF3. Memória: uma década de luta pela profissionalizaçãoHelena de Freitas (UNICAMP) Marita Martins Redin (UNISINOS/RS)Mediadora: Denice Catani (FEUSP)Auditório CP 5. Crianças são sujeitos de direitos. Que sujeitos? Que direitos?Paulo Arantes (Ministério Público) Flávia Schilling (FEUSP)Mediadora: Maria Letícia B. P. Nascimento (FEUSP / FPEI)Auditório FE8. Em foco: os bebêsPatricia Dias Prado (FEUSP)Hildair Garcia Câmera (UFRGS)Mediadora: Marilena Rosalem (UNIMEP)Auditório IO12h30 – 14h30 - Intervalo para Almoço14h30-16h - Comunicações/ Painéis/VídeosFEUSP 16h – 16h30 - Intervalo para Café 16h30 – 18h - Apresentação de grupos de pesquisaFEUSP18h – 19h30 - Reunião Aberta MIEIBAuditório FE20h - Jantar por adesão6ª-f - 11/09/099h – 10h30 - Conferência Eixo 4Práticas Pedagógicas, Culturas Infantis e Produção Cultural para criançasRoselene Crepaldi (MinC)Paço das Artes10h30 – 11h - Intervalo para Café11h – 12h30 - Simpósios 5. Movimentos Sociais pela criança de 0 a 6 anosRepresentante do MIEIB Representante do Movimento Nossa São Paulo (a confirmar)Auditório EA6. Socialização e MídiaMaria da Graça Setton (FEUSP)Carmelita Maria da Silva Campos (SMC São Carlos)Paço das ArtesMesas Redondas9. A Educação Infantil: implicações legais e pedagógicasRita Coelho (MEC/COEDI)Arthur Fonseca Filho (CEE/SP)Mediadora: Maristela Angotti (UNESP/ Araraquara)Auditório FE10. Caminhos da pesquisa na Educação InfantilAna Lucia Goulart de Faria (UNICAMP) Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG)Mediadora: Elisabeth Yazzli (UNESP/Assis)Auditório EEF11. Mobilização e organização dos profissionais da Educação InfantilMuriane de Assis (SME - Araraquara)Joseane Búfalo (SME -Campinas) Mediadora: Marineide de Oliveira Gomes (UNIFESP)Auditório CP12. Imagem e Movimento: provocações de diálogos com as infânciasAdriana Silva (UNICAMP) Daniel Revah (UNIFESP) Mediador: Amaury Cezar Moraes (FEUSP)Auditório IO12h30 – 14h30 - Intervalo para Almoço14h30-16h - Assembléia de EncerramentoDivulgação de Resultados do Processo Eleitoral do FPEIPaço das Artes
Local Horário:
FEUSP / Paço das Artes USP

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